what-is-hypoglycemia

O que é hipoglicemia?

Diabetes mellitus, conhecida popularmente apenas por diabetes, é uma doença crônica que atinge mais de 16 milhões de pessoas*, só no Brasil.

É caracterizada pela ausência de produção, produção insuficiente ou resistência à ação da insulina, hormônio que regula a glicose (açúcar) no sangue.

Uma preocupação importante da pessoa com diabetes é evitar a hiperglicemia, o aumento do nível de glicose no sangue. Altas taxas de glicose, se não forem controladas, podem prejudicar o funcionamento de todo o organismo.

Porém, existe um outro lado do diabetes que também é extremamente importante: a hipoglicemia.

Quando o nível de glicose no sangue cai muito, a pessoa pode ter sintomas desagradáveis que não devem ser menosprezados.

Por isso, convidamos especialistas, pacientes, familiares e, claro, você, para debater, compartilhar visões e experiências sobre esse assunto.

Uma jornada de conhecimento com conteúdos envolventes, claros e diretos, que vai abordar os principais temas da hipoglicemia, sem crise.

*Fonte: IDF Diabetes Atlas 2019.

O que é hipoglicemia

A hipoglicemia é a diminuição do nível de glicose no sangue, abaixo de 70 mg/dL, que pode ocorrer por vários motivos, como falta de alimentação, fatores emocionais ou relacionados a medicamentos e ao uso incorreto da insulina.
O que é hipoglicemia

A hipoglicemia é a diminuição do nível de glicose no sangue, abaixo de 70 mg/dL, que pode ocorrer por vários motivos, como falta de alimentação, fatores emocionais ou relacionados a medicamentos e ao uso incorreto da insulina.

Fique de olho na websérie da campanha e saiba mais.

As crises de hipoglicemia podem causar diversos sintomas, dos mais leves aos mais graves.

Algumas pessoas podem não apresentar sintomas, mesmo com baixos níveis de glicemia.
Por isso, é muito importante medir a glicemia com regularidade e seguindo a orientação médica.

Lembre-se sempre de informar qualquer crise de hipoglicemia ao seu médico. Essa informação é essencial para que o médico possa fazer ajustes de dose, de tratamento ou dar orientações necessárias para evitar novos episódios de hipoglicemia. Assim, você pode manter um bom controle do diabetes e viver tudo o que existe além dele.

Crises de hipoglicemia frequentes e/ou graves, em longo prazo, podem reduzir a sensibilidade aos sintomas, dificultando as ações imediatas.

Antes de mais nada, é necessário certificar-se de que se trata de uma crise de hipoglicemia.

Faça um teste rápido de ponta de dedo, mesmo se estiver usando um sensor de monitorização contínuo de glicemia, para confirmar ou descartar a condição.

Em caso de hipoglicemia, recomenda-se a ingestão de 15 g de carboidratos simples, de ação rápida.

Após 15 minutos, faça um novo teste de ponta de dedo.

Se a taxa continuar baixa, é necessário repetir o procedimento até que a glicemia volte ao normal.

Lembre-se: toda hipoglicemia importa.